mesa de abertura

 

É com imensa alegria que estamos de volta a casa! Foi em 1997 que tudo começou, aqui, na Universidade de São Paulo, mais precisamente, na Faculdade de Educação.
De lá para cá, a SBEnBIO foi se fortalecendo como sociedade científica, promovendo os encontros nacionais nas cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia, Fortaleza, Goiânia e
neste ano, São Paulo sedia o V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01

Em um tempo de história recente, voltar para casa nos obriga a rever e refletir nossos propósitos como sociedade científica. Pensamos e queremos que a promoção do ENEBIO e EREBIO seja a marca do diálogo entre a universidade e a escola; entre a formação inicial e a continuada; entre a pesquisa e as experiências efetuadas no cotidiano das escolas e de diversos espaços e artefatos educativos em que se ensina e aprende biologia.

Por essa razão, pensamos em um tema que pudesse contemplar esse debate e o currículo ganhou a centralidade. O título da quinta edição: “Entrelaçando histórias, memórias e currículo no Ensino de Biologia”, nos mostra o desafio de tentar refletir e pôr em prática aquilo que tanto almejamos para a melhoria do ensino de biologia.

Ao organizarmos esse evento, contamos com o grande apoio de muitos associados, vinculados principalmente à diretoria executiva nacional e daqueles envolvidos com a diretoria regional 01, além de monitores que nos últimos meses puderam colaborar bastante com o nosso trabalho. Formando um mosaico de associados que tem assumido o compromisso de trabalhar em prol da SBEnBIO, temos os diretores e diretoras das cinco regionais que somam esforços para a construção de uma SBEnBIO que quer, cada vez mais, um ensino de biologia melhor e de qualidade, nos diferentes graus e espaços de ensino.

Reconhecemos e queremos destacar neste momento o apoio financeiro das agências de fomento CNPq, CAPES e FAPESP, além do Instituto de Ciências Biológicas da USP, pois tal apoio garante a realização do evento com qualidade, possibilitando convidarmos pesquisadores de âmbito nacional e internacional para uma interlocução profícua.

Teremos nesses quatro dias de Encontro, a apresentação de conferências, mesas redondas, painéis temáticos e apresentação de trabalhos que expressam a diversidade de enfoques e do fortalecimento contínuo da área em nosso país.

Com as políticas de formação de professores; diretrizes curriculares em diferentes níveis de ensino; Plano Nacional de Educação etc, devemos ter uma associação científica forte para alcançar novas conquistas. Esse é o nosso desejo!

Bom trabalho para todos nós!

Na condição de presidente da SBEnBIO considero o V ENEBIO e II EREBIO da Regional 1 aberto.

Muito obrigado!

 

Marco Antonio Leandro Barzano
Presidente