24 anos com orgulho

Diferente da CBF e da seleção brasileira, temos orgulho de exibir o 24, número que o/a brasileiro/a costuma associar ao LGBTQIA+, em função da relação com o veado, o animal que, no tradicional jogo do bicho, possui esta numeração. E por falar nisso, é simbólico e motivo de alegria comemorarmos os 24 anos com uma presença tão expressiva desta querida comunidade em nossos corações, conteúdos, pesquisas e em, de forma tão significativa, nesta gestão da Diretoria Executiva Nacional e também do Conselho Deliberativo Nacional.

Também é motivo de orgulho sermos uma associação criada em 1997 e que contou, ao longo da sua história, com uma maioria de mulheres ocupando seu cargo máximo. Temos orgulho de termos nortistas e nordestinos/as representando metade da Diretoria Nacional. E precisamos avançar, ampliar a diversidade, ter, em nossa direção, mulheres negras, homens negros, indígenas, sermos tão diversos em representação quanto são as pesquisas desenvolvidas no Ensino de Biologia. Avançaremos!

Dos EPEB, na USP aos ENEBIO, em todo o Brasil, quanto avanço, quanta expansão! De poucas dezenas, hoje somos milhares, estamos nas salas de aula das escolas, das universidades, somos professoras e professores da educação básica, pública e particular, da universidade pública e particular, estudantes de graduação, de pós-graduação, distribuídos/as em seis regionais, de norte a sul do Brasil!

Resistimos, sobrevivemos enquanto associação, num contexto de ataques à ciência e à educação, sucateamento, cortes orçamentários. Resistimos à tentativa de empurrar criacionismo e negacionismo como conteúdo escolar, da tentativa de suprimir educação para a sexualidade, questões de gênero e até a Teoria da Evolução, resistimos à dilapidação do patrimônio público, ao extermínio, ao genocídio, planejado para que os sobreviventes do “rebanho” estivessem prontos, o quanto antes, para servir ao capital!

Nem mesmo a pandemia nos parou! Com enormes dificuldades, mas com muita garra, persistência, carinho e amor à nossa SBENBIO, realizamos a primeira versão remota de nosso encontro nacional, o VIII ENEBIO na sua roupagem ENEBIOOnLine, com ampla adesão e participação, um evento histórico!

Desejamos que no dia 31 de julho do próximo ano estejamos juntos/as, reunidos/as fisicamente, aglomerando com segurança, vacinados e comemorando, enfim, a vitória da Ciência, da Medicina, da Biologia sobre o coronavírus, sobre o obscurantismo!

É o que desejamos a todes es associades!

Salve a SBEnBio! Parabéns por seus 24 anos!