Casulo aberto: seminários 2021

O grupo Casulo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua no ensino, pesquisa e extensão na área da Educação em Ciências e Biologia. O Casulo é formado por professores da Universidade Federal de Santa Catarina, acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Realiza seminários mensais abertos a tod@s interessad@s em discutir temas e questões relacionados à educação em Ciências e em Biologia.

Para saber da programação e inscrições, acesse: https://casulo.ufsc.br/seminarios-2021/

Instagram: https://instagram.com/casulogrupo

Facebook: https://www.facebook.com/grupocasulo/


II Simpósio Catarinense de Ensino de Ciências

O Simpósio Catarinense em Educação em Ciências é um evento voltado principalmente aos professores de Ciências da Educação Básica que versará sobre o tema “Currículos de Educação Científica nos mo(vi)mentos contemporâneos”, considerando a relevância de refletir qualitativamente as possibilidades de movimentos de Currículos, em particular no Ensino de Ciências em tempos de pandemia e implementação do Currículo do Território Catarinense.

O evento também inclui desdobramentos do currículo na formação de professores, nas metodologias de ensino, nas propostas pedagógicas de diferentes níveis e sistemas de ensino, nas práticas experimentais, no desenvolvimento cultural, na extensão e na pesquisa.

O evento foi proposto em 2020, pela primeira vez em Santa Catarina, e nesta segunda edição viabiliza as todas de conversa, o diálogo e as reflexões entre os professores, os acadêmicos, os formadores, os estudantes de Pós-graduação e os pesquisadores que buscam a melhoria da Educação em Ciências do estado e demais regiões do Brasil e a qualificação pedagógica na sala de aula. 

O II SECEC é uma iniciativa de formadores de Ciências do IFC (Campus Araquari), UNIDAVI, IFSUL (Campus Novo Hamburgo), UDESC (Campus Joinville), UFSC (Campus Florianópolis) e FURB (PPGECIM, Campus Blumenau) com o objetivo de mobilizar as reflexões sobre a Educação em Ciências por professores da Educação Básica, em cursos de licenciatura e em Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Prazo para submissão de trabalhos: 01/06/2021 a 10/10/2021

Maiores informações: https://www.even3.com.br/iisecec21/


XVII Encontro sobre Investigação na Escola: Experiências, Diálogos e (Re)escritas em Rede

O XVII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE) será realizado nos dias 09 de novembro a 12 de novembro de 2021, promovido pela Universidade Federal da

Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS em parceria com o Instituto Federal

Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa/RS. O Encontro de Investigação na Escola, com edições no Rio Grande do Sul, desde o ano 2000, potencializa o processo de sistematização de experiências por meio da reflexão na, sobre e para a prática e, por meio da troca de leituras, institui-se um movimento de (re)escrita.

Datas do evento:

  • 01 de junho a 31 de Julho de 2021 – Inscrição e submissão on-line dos relatos;
  •  01 de setembro a 01 de outubro de 2021 – Avaliação dos trabalhos (trocas de leituras entre pares);
  •  01 de novembro de 2021 – Data limite para o envio da versão final dos relatos;
  •  09 de novembro a 12 de novembro de 2021- realização do Evento on-line.
Pode ser uma imagem de texto que diz "XVIIEI XVH F Encontro sobre Investigação na Escola: Experiências, diálogos (re)escritas em rede"

Para maiores informações:

– Siga a Página do Evento no Facebook (https://www.facebook.com/XVIIEIE )

– Contate por e-mail: [email protected]

Curta e siga a página da RIE (https://www.facebook.com/rederie )