Trazemos algumas sugestões de obras destinadas ao público infantil e infanto-juvenil que abordam o tema da Covid-19:

  • Carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19: Como falar com as crianças sobre a Covid-19? Motivados por essa questão, os participantes do Fórum Mineiro de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da UFMG, criaram uma cartilha que propõe uma abordagem sensível sobre a pandemia. A “Carta às meninas e aos meninos em tempo de COVID-19” conta com a participação de 11 ilustradores e pode ser acessada através do (acesse). É possível também ouvir a cartilha! A versão com audiodescrição está disponível em: (acesse)

  • Coronavírus- série pequenos cientistas: O livro “Coronavírus” foi  produzido pelo MT Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Campus de Sinop. A publicação, que foi realizada a partir da parceria do projeto, da Fundação Uniselva, da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), e da EdUFMT, teve tiragem de cinco mil exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas públicas do estado. O livro está disponível para leitura, em português, inglês, espanhol e macuxi no site: (acesse)

●     #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social: O e-book #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social”, foi criado por profissionais, docentes do ensino fundamental inicial do Colégio de Aplicação/ CAP da UFRJ, sensibilizados com o fechamento das escolas, causado pela pandemia da Covid-19. Apresenta materiais para que nossos pequenos continuem aprendendo de maneira divertida na segurança de suas casas. Está disponível para download, gratuitamente, na página da Ayvu Editora: (acesse)


  • Livreto Passatempos – Mulheres nas Ciências: Coronavírus: Motivadas pelo trabalho realizado por mulheres cientistas no enfrentamento da pandemia da Covid-19, o projeto de extensão  “Meninas e Mulheres nas Ciências” da Universidade Federal do Paraná, produziu um material com Caça-Palavras, Desenhos para Colorir e Palavras-Cruzadas que versam sobre o Coronavírus e há destaques para o protagonismo das mulheres. Para as idealizadoras do projeto (docentes dos departamentos de Química e Física, Alessandra Souza Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice D. B. Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana R. G. Simões), o objetivo com o livro é contribuir com a Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas por meio de Atividades Lúdicas, e com uma linguagem acessível para diferentes públicos. O Livro, na sua versão online está disponível em: (acesse)