A BALBÚRDIA foi criada por um grupo de discentes do PIEC preocupados em estabelecer um canal de divulgação da área de pesquisa em ensino de ciências e de formação para graduandos e pós-graduandos, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Convidamos a comunidade a conhecer nosso quinto número, que tem como tema “As diferentes dimensões da política e seus impactos na Educação”. Este número foi desenvolvido ao longo de 2022 e carrega nossas percepções da intensa crise política na qual nos encontrávamos, e do qual alguns dos frutos persistem até hoje. Para nos ajudar a compreender os problemas atuais e os possíveis caminhos para superá-los, realizamos duas entrevistas: a primeira com a Sônia Guajajara, eleita a primeira deputada federal indígena pelo estado de São Paulo, e a segunda, com a Mônica Severo, professora da Educação Básica e sindicalista. Também prestamos homenagem a dois professores, Lisete Regina Gomes Arelaro e João Zanetic, resgatando suas trajetórias de luta e atuação no campo educacional e político. Vocês também poderão encontrar textos de divulgação científica, resenhas e outras reflexões. Além dos textos temáticos, esse número conta com diversos outros textos organizados ao longo da Revista: Texto de Divulgação Científica, Espaço Aberto, Espaço do Egresso, Espaço do Docente, Divulgação de Grupos de Pesquisa e os recentes Balbúrdia Indica e Balbúrdia Informa. Ratificamos a importância da permanência de todos nós nas lutas educacional e política pela valorização da Educação.

Link para acessar o número 5: https://sites.usp.br/revistabalburdia/wp-content/uploads/sites/615/2023/02/Revista-BALBURDIA-num-5-dez-_2022.pdf.

Esperamos que aproveitem a leitura.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Equipe Editorial BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP