A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (REnBio) foi criada no ano de 2005 com o objetivo de ser tornar um espaço de diálogo com professoras/es de Biologia, da Educação Básica e do Ensino Superior, e, de ampliação das possibilidades de realização de um trabalho docente coletivo. Nesse sentido, a revista apresenta uma trajetória bem interessante, ela já foi produzida em versão impressa (acesse o site: https://sbenbio.org.br/categoria/revistas/page/3/), em CD-ROM com trabalhos apresentados em alguns Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e a partir de seu número 7 se tornou exclusivamente digital. Em seu número 10, ano de 2017, passou a adotar o sistema de submissões abertas em fluxo contínuo, com periodicidade semestral, visando assim ampliar as possibilidades de acesso as/aos autoras/es de toda a comunidade da SBEnBio, estando organizada em quatro seções: a primeira, “Comunidade SBEnBio” visa publicar textos diversificados em um formato mais livre, como entrevistas, resenhas etc. As demais seções publicam artigos relativos a Ensaios, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Após 15 anos, a REnBio continua sendo a única revista brasileira destinada especificamente para a divulgação de trabalhos da área de ensino de Biologia.

            A partir de 2020, tomamos como ponto de partida o aprimoramento da revista e sua ampla difusão para além da comunidade da SBEnBio. Já estamos com diferentes fontes e sistemas de indexação como Google Acadêmico, Diadorim, Periódicos/Capes, Sumários.org, bem como o número de DOI para artigos publicados a partir do v.10, n.1 ano de 2017 da revista.

Assim, convidamos professoras/es da Educação Básica, licenciandas/os e pesquisadoras/es a socializarem seus resultados de pesquisa, ensaios e relatos de experiências, estimulando o debate, a difusão e ampliação de conhecimentos, processos, experiências e metodologias da área de ensino de Biologia. Convidamos, também, todes a conhecer a página da REnBio clicando em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/index (que em breve estará com uma versão mais atualizada do sistema OJS/SEER).

Saiba +