Posição da ANFOPE e FORUMDIR sobre a NOTA TÉCNICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019

A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), associação científica da área de Educação, com relevante produção acadêmica e protagonismo no debate nacional em torno da formação dos profissionais da educação nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, desde a década de 1980, e o Fórum Nacional de Diretores e Diretoras de Faculdades, Centros, Departamentos de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR), perante a publicização, em 6 de julho, da “Nota Técnica de Esclarecimento sobre a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019”, emanada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), vêm a público debater os limites político-pedagógicos e de regulação, contidos neste documento, que configura mais um ataque à formação de professores e à autonomia universitária…

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entidades_CNE8jul2022

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NOTA DE SOLIDARIEDADEAOS GUARANI E KAIOWÁ

As entidades abaixo relacionadas, vêm a público solidarizar-se ao povo Guarani e Kaiowá, que a partir da madrugada do dia 24 de junho, no Tekoha Gwapo’y Mi Tujury, no município de Amambai, Mato Grosso do Sul, sofreram bárbaras ações de violência por parte de forças militares do Estado de Mato Grosso do Sul e sem nenhum mandado ou documento judicial, conforme nota da Aty Guasu (Grande Assembleia Guarani e Kaiowa).

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Nota_Guapoy_final

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A educação não pode pagar a conta do subsídio aos combustíveis e energia elétrica com o fim de pavimentar uma estratégia eleitoreira

Manifestação pública da Fineduca sobre o PLP N° 18/2022 que estabelece teto para cobrança de ICMS dos combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.Inicialmente é importante ressaltar que o gasto por estudante da rede pública brasileira de educação básica representa cerca de um terço do valor das mensalidades de escolas privadas frequentadas pela classe média e a metade do gasto médio dos países da OCDE (US$ PPC 1.000/mês); a razão de estudantes/professores nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública é o dobro da média da OCDE (26 x 13) e o salário inicial dos docentes corresponde a 42% da média da OCDE (US$ PPC 13.983 x US$ PPC 33.016/ano). Tais cifras e comparações indicam a distância entre o praticadono Brasil e o encontrado no conjunto dos países que tem servido de parâmetro para análises econômicas e educacionais realizadas pelo mainstream…

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Nota_ICMS_final

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Manifesto – Associação Brasileira de Antropologia: Desaparecimento no rio Javari. Onde estão Bruno e Dom?

Não à impunidade, ao descaso e à violência sobre populações amazônicas

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem a público manifestar sua preocupação com a notícia do desaparecimento, no último domingo, na região do Vale do Rio Javari (AM), do indigenista da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Bruno Araújo Pereira, e do jornalista inglês e colaborador do jornal The Guardian, Dom Phillips.Segundo nota conjunta da organização indígena UNIVAJA (União das Organizações Indígenas do Vale do Javari) e do OPI (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato) divulgada na manhã desta segunda-feira (06), Bruno e Dom haviam ido visitar uma equipe de vigilância territorial indígena nas proximidades da Lago do Jaburu, próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí. No retorno à cidade de Atalaia do Norte na manhã de domingo (5), por volta das 6 horas encostaram a embarcação por alguns minutos na comunidade Ribeirinha São Rafael. Deveriam ter chegado ao destino previsto cerca de duas horas depois…

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Desaparecimento_Bruno_e_Dom

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CARTA ABERTA PELA REVOGAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017)

No ano de 2003, que marcou o início do governo Lula, foi realizado em Brasília um seminário intitulado Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho, cujo propósito era debater e propor uma política de educação básica de nível médio tendo no centro duas problemáticas: enfrentar a fragmentação curricular que sempre caracterizou esta etapa educacional e colocar no centro desse debate as juventudes que frequentam a escola pública no Brasil…

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