TEXTO DE APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DO II EREBIO – Norte

Foram divulgados os Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 6 (EREBIO/NORTE) – Norte e II Seminário Integradores de Biologia do Oeste do Pará (SEMIBIO). O evento foi promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O II EREBIO/NORTE abordou o tema “A Educação em Ciências e Biologia na Amazônia e sua (Bio)diversidade” e em sua segunda edição, o evento visou promover a integração e estímulo à produção científica na área de Ensino de Ciências e Biologia entre professores da Educação Básica e no Ensino Superior, no âmbito da graduação e Pós-Graduação na região amazônica.

Para acessar os Anais do II EREBIO Clique na imagem 

consulte Mais informação

SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

O novo Coronavírus chegou ao Brasil em fevereiro de 2020 modificando, drasticamente, nossas rotinas e hábitos! Dentre outros espaços de intensas aglomerações, as salas de aula foram os primeiros alvos dos protocolos de saúde para conter a pandemia! A medida de proteção a alunos e professores foi o esvaziamento desses espaços, principal protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações e cumprir o distanciamento social, tão necessário para desacelerar a propagação do vírus.

Na era pandêmica, vislumbramos a emergência da Educação 4.0, isto é, a revolução da internet e da era digital em que os sistemas de gestão escolar, professores e técnicos pedagógicos necessitam passar por um processo de revitalização digital, a fim de apropriarem-se do uso de tais ferramentas para uso presencial ou no Ensino Remoto.

Nesse novo cenário, as salas de aulas foram substituídas pelas salas de nossas casas e apartamentos! As aulas presenciais cederam lugar ao Ensino Remoto Emergencial e de uma hora para outra, o quadro branco cedeu lugar à tela do computador, e nos vimos imersos em meio às plataformas digitais que desafiavam a distância e nos impeliram à inovação de nossas aulas de Biologia, de tal modo que, na tentativa de estar mais próximos de nossos alunos, o ensino e a aprendizagem na era pandêmica, passou a ser o foco central de nossas investidas em tempos em que nosso inimigo invisível – o vírus – nos colocou na posição de reclusão e trabalhos home office.

As plataformas digitais configuram-se nas principais aliadas do professor em tempos de pandemia. Elas são as “sinapses” que facilitam nossa aproximação e comunicação com os alunos, a partir da interação nas aulas por salas de vídeo conferência, via Google Meet, via Zoom em que o professor compartilha na tela as aulas organizadas sob a forma de power point, enquetes ou pelo chat ou bate-papo, espaço em que o aluno pode interagir a partir de suas dúvidas sobre o conteúdo ministrado.

O professor também tem à disposição outras plataformas de aprendizagem -baseadas em jogos –  muito usadas como tecnologias educacionais em instituições de ensino, tais como o Kahoot ou em formato Quiz, sendo que este último consiste em questionários de perguntas em que os jogadores tentam responder as questões propostas, dentre outros jogos.

Além dos jogos, há também inúmeras outras plataformas digitais, que facilitam a comunicação do professor com seus respectivos alunos. As mais conhecidas e largamente utilizadas no ensino remoto são o Google Classroom ou Google Sala de Aula e a Microsoft Teams com uma infinidade de ferramentas que permitem a interação professor e alunos, a partir de espaços para postagens de mensagens (murais), criação de atividades e provas a partir do Google Formulário, além do envio de materiais em anexo, bem como recebimentos de trabalhos, comentários avaliativos sobre a atividade proposta, etc.

Entretanto, na era pandêmica em que o Ensino Remoto Emergencial ancorou-se nas plataformas digitais – de forma inexorável- não podemos perder de vista que nada substitui a interação presencial do professor e alunos no espaço tão peculiar que é a nossa sala de aula.

consulte Mais informação

MÊS DA DIVERSIDADE

O mês de Junho é mundialmente conhecido como o momento de celebrar a luta contra a discriminação e pressionar o poder público a garantir direitos de cidadania dos gays, lésbicas, travestis e transexuais.

O “Dia Internacional do Orgulho Gay e Lésbico” é comemorado em 28 de Junho, data que marca o início do movimento gay mundial, graças ao conflito no Bar Stonewall, em Nova York, no ano de 1969, quando a comunidade Gay resistiu às costumeiras investidas violentas de polícias.

No mês da diversidade de gênero, algumas indicações de leitura e filmes sobre o tema.

Artigos publicados na Revista de Ensino de Biologia:

V.1, n.11, 2018 – Abordagens de gênero, sexualidade e saúde na educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.131

V.2, n. 12, 2019 – Gênero e sexualidade na escola: uma experiência com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID).

DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.250

V.2, n.12, 2019 – Papéis sociais de gênero e perspectivas da participação da mulher no mercado de trabalho: avanços e possibilidades.

DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.185

Filmes, séries e documentários:

Tatuagem, de 2013. Filme dirigido por Hilton Lacerda

Laerte-se, de 2017.  Filme dirigido por Eliane Brum

Moonlight, de 2017. Filme dirigido por Barry Jenkins

Sex Education, série de 2019

Favela Gay, documentário dirigido por Rodrigo Felha

POEMA

EU NÃO
de, Bernardo Enoch Mota
 
Eu não
Eu não odeio meu corpo.
Eu não nasci no corpo errado.
Não me venha falar que ele é inadequado.
Se eu mudo é para melhorar o que sinto
que possa ser melhorado.
Se eu mudo é porque mudança faz parte da vida
e eu não quero me sentir parado.
Cada forma.
Cada traço.
São todos pedaços
de quem eu sou.
Comecei só como um rabisco.
Agora estou transcendendo o padrão fabricado.
E ninguém tem nada com isso.
E não tem nada de errado.
Eu sou eterno rascunho da vida.
Nunca vou ser terminado.
Apaga.
Refaz.
Tira.
Acrescenta.
Só não deixa igual,
porque aí ninguém aguenta.
Eu não odeio meu corpo.
Eu não nasci no corpo errado.
Sou eterno rascunho da vida, estou aqui
para ser melhorado.
Na eterna busca do buscar por toda eternidade.

Rabisco
Rascunho
Desenho
Obra prima
Transbordando
Transcendendo
Transgredindo
Apenas sendo mais eu
Mais meu a cada dia.
“Antologia Trans” – 30 poetas trans, travestis e não binários

consulte Mais informação

RENBio Convida

Convidamos professoras/es da Educação Básica, licenciandas/os e pesquisadoras/es a acompanharem e apoiarem a REnBio, socializando seus resultados de pesquisa, ensaios e relatos de experiências, estimulando o debate, a difusão e ampliação de conhecimentos, processos, experiências e metodologias da área de ensino de Biologia. Nesse mês de julho teremos a publicação da 1a edição e v.13 da revista. Tal edição dará continuidade aos debates com temas que têm sido pautas que compõem a conjuntura política, econômica, educacional, cultural e sanitária que estamos vivendo, com amplas ressonâncias nas instituições escolares, midiáticas e na sociedade em geral. Tenham uma boa leitura, clicando em:  http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/index

Marco Antonio Leandro Barzano

Sandro Prado Santos

Comissão Editorial da REnBio

consulte Mais informação

IX ENEBio

FILIAÇÃO

Revista da SBEnBio

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

TV SBEnBio

Carregando...

ARQUIVOS

newsletter

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional