IX ENEBIO – ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA e VII EREBIO Reginal 4 – Segunda Circular

IX ENEBIO – ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

VII EREBIO – ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA MG/GO/TO/DF

Segunda Circular

Cara comunidade de educadoras e educadores em Ciências e Biologia,

Nesta circular, divulgamos as principais orientações para elaboração dos trabalhos e as normas gerais para submissões ao IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF, que serão realizados de maneira integrada, presencialmente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2024 em Belo Horizonte, com sede compartilhada entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O tema do evento será Ensinar Biologia, ensinar vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.

Esperamos que colegas interessados nos debates sobre Educação em Ciências e Biologia, atuantes nos mais diversos níveis, modalidades e instituições de ensino, possam se organizar para enviarem suas contribuições ao evento. As orientações detalhadas sobre o processo de inscrição e pagamento virão na 3ª circular, que será divulgada no início de fevereiro de 2024.

1) Da submissão de trabalhos

O prazo inicial de submissão de trabalhos será de 19/02/2024 a 31/03/2024.

Para submissão de trabalhos, os respectivos autores deverão estar devidamente inscritos no evento. Contudo, não será necessário o pagamento da inscrição até a liberação do resultado da avaliação. Não poderão ser incluídos novos autores em um trabalho após sua submissão.

Após o resultado da avaliação, todos os autores de textos aprovados deverão realizar o pagamento da inscrição para que os trabalhos possam ser apresentados no evento e posteriormente publicados nos Anais. Como o pagamento da inscrição não é requisito para sua submissão, o valor da inscrição não será devolvido caso o trabalho seja recusado após a avaliação pelo comitê científico ou por qualquer outro motivo.

A previsão é que a liberação do resultado das avaliações de todos os trabalhos submetidos ocorra até 08 de julho de 2024. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados e publicizados em Anais a serem organizados pela SBEnBio.

Para ser considerado efetivamente associado e poder usufruir do desconto no valor da inscrição no evento, o participante deverá estar regularmente filiado à SBEnBio e com a anuidade de 2024 quitada no momento da inscrição.

Importante: Para se associar à SBEnBio, atualizar seu cadastro e/ou quitar sua anuidade, acesse o site: sbenbio.org.br

2) Da apresentação de trabalhos

Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores, que deverão estar com as inscrições efetivadas. Não haverá obrigatoriedade de que a apresentação do trabalho seja realizada pelo primeiro autor, sendo permitido que ela seja feita por outro autor inscrito no evento.

Serão emitidos certificados de apresentação dos trabalhos com identificação de suas respectivas autorias. Todos os trabalhos apresentados serão, posteriormente, publicados em Anais com identificação de todas as pessoas autoras.

Caso haja interesse em participar do evento sem a submissão e apresentação de trabalhos, o interessado também deverá efetuar sua inscrição e realizar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja consolidada, conforme os trâmites explicados.

É obrigatório o cadastro e o pagamento da inscrição para todos os participantes.

Modalidades de trabalhos e formatos de apresentação:

ModalidadeFormato de apresentaçãoLocalPesquisa acadêmicaComunicação oralPUC Minas ou UEMGRelato de experiênciaRoda de conversaPUC Minas ou UEMGProdução de materiais didáticosExposição/MostraEscola Estadual João Paulo IElaboração de jogos educativosRodadas e partidasEscola Estadual João Paulo I

A exposição de materiais didáticos, assim como as rodadas e partidas dos jogos educativos, serão realizadas em uma Feira de Ciências na Escola Estadual João Paulo I, em contexto de real interação e diálogo com estudantes da rede pública mineira. Caberá aos autores dos trabalhos sobre materiais didáticos e jogos educativos providenciar o transporte e guarda deles.

3) Das normas para categorização e submissão de trabalhos

Para ter seu trabalho aceito na modalidade pesquisa acadêmica, a autoria deverá:

✓ Redigir o texto sob formato dissertativo e argumentativo com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Apresentar a questão e objetivo da pesquisa.

✓ Evidenciar a perspectiva teórica com a qual o trabalho foi desenvolvido, argumentando sobre a sua escolha.

✓ Relacionar a questão e o objetivo da pesquisa à perspectiva teórica adotada.

✓ Explicitar a metodologia da pesquisa e suas relações com a perspectiva teórica.

✓ Discutir os resultados da pesquisa em relação à questão e/ou objetivo da pesquisa e à perspectiva teórica e metodológica adotada.

✓ Suscitar conclusões ou considerações finais relacionadas à perspectiva teórica adotada, que indiquem as contribuições da pesquisa à Educação em Ciências e Biologia.

Para ter seu trabalho aceito na categoria relato de experiência, a autoria deverá:

✓ Desenvolver um texto narrativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Descrever o contexto onde ocorreu a experiência, no que tange aos seguintes itens: localização espacial e temporal, sujeitos envolvidos, segmento da educação, relação com a formação pedagógica, entre outros aspectos que possam situar o leitor do texto no cenário onde ocorreu a experiência de ensino.

✓ Apresentar o caminho percorrido, incluindo os objetivos de ensino, metodologia, estratégias didáticas, etapas da proposta didática, recursos utilizados e dados da realidade que aproximem o leitor da experiência vivenciada.

✓ Avaliar e discutir, em diálogo com referenciais do campo da Educação em Ciências e Biologia, a experiência vivenciada, explicitando contribuições para os debates e reflexões da área.

Para ter seu trabalho aceito na categoria produção de material didático ou elaboração de jogo educativo, a autoria deverá:

✓ Desenvolver um texto descritivo e explicativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Apresentar o contexto a que se destina o material (modalidade da educação, segmento de ensino, público-alvo e faixa etária, local e duração da ação);

✓ Detalhar o material (objetivos, conteúdos que foram ou podem ser desenvolvidos, metodologia, recursos utilizados);

✓ Descrever os referenciais teóricos que fundamentaram a elaboração do material, explicitando limites, possibilidades e contribuições para os debates e reflexões sobre a Educação em Ciências e Biologia, assim como a importância do protagonismo docente nesta ação;

✓ Refletir sobre as possibilidades e os desafios didáticos para a reprodução do material, caso ele tente ser reelaborado por outros docentes que nele se inspirem.

Orientações gerais para a redação dos trabalhos

Cada trabalho deverá ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo título, resumo e bibliografia, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado.

Serão aceitos textos em português ou em espanhol.

O resumo deverá conter até 100 palavras e de 3 a 5 palavras-chave precisarão ser informadas. As referências bibliográficas, as legendas e a utilização de quadros, tabelas, gráficos e imagens devem estar de acordo com as normas da ABNT.

O modelo do arquivo que servirá de suporte para padronizar a formatação dos trabalhos será disponibilizado junto com a terceira circular. Trabalhos que não sigam o modelo não serão aprovados.

Os eixos temáticos do evento nos quais os trabalhos deverão se inserir são:

1. Currículos de Ciências e Biologia: histórias e políticas educacionais

Trabalhos relacionados às dimensões históricas dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Biologia, bem como a questões relacionadas às políticas educacionais, especialmente as de currículo, para o tempo presente, com a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio.

2. Estratégias, materiais e recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos sobre abordagens didáticas, métodos e técnicas de ensino de Ciências e Biologia, suas perspectivas e tendências atuais: ensino por investigação, aulas práticas, experimentação didática, materiais didáticos, aplicações das mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem, dentre outras possibilidades.

3. Formação docente em Ciências e Biologia

Trabalhos que versem sobre discussões relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, bem como para desafios, possibilidades e questões relacionadas, por exemplo, ao PIBID, ao PRP, ao PARFOR, aos mestrados profissionais e à BNC-Formação. Considera-se também a transversalidade da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação de Jovens e Adultos, do Campo, Quilombola e Indígena.

4. Linguagens e culturas no ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos que olhem para o ensino de Ciências e Biologia e reflitam sobre ele a partir de referenciais das linguagens, dos estudos multi e interculturais e das artes.

5. Divulgação científica e ensino de Ciências e Biologia em espaços não escolares

Trabalhos que invistam nas especificidades da divulgação científica e/ou que agreguem conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia desenvolvido em espaços como museus, centros e clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais.

6. Ensino de Ciências e Biologia, questões socioambientais e de saúde

Trabalhos que construam interlocuções do ensino de Ciências e Biologia com a Educação Ambiental, com a Educação em Saúde, com a Educação do Campo/Quilombola/Indígena, com as abordagens CTS/CTSA/PLACTS ou com outras perspectivas e práticas pedagógicas que tragam os saberes socioambientais para dialogar com o ensino de Ciências e Biologia.

7. Inclusão e interseccionalidades no ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos que discutam e valorizem os espaços de promoção das diversidades, lutas contra opressões e de respeito às diferenças no ensino de Ciências e Biologia. São exemplos de temáticas compatíveis com esse eixo: corpos, gêneros e sexualidades; questões étnico-raciais; educação antirracista; decolonialidade; atendimento educacional especializado; educação especial; inclusão em educação.

Há muitos jeitos de se ensinar Ciências e Biologia e será no IX ENEBIO e VI EREBIO MG/GO/TO/DF que eles se encontrarão em formações, debates e socializações de conhecimentos e práticas! Para quem quiser adiantar a redação dos seus textos, com essas informações já é possível desenvolver as ideias e elaborar os trabalhos para a submissão, que começará logo após o carnaval de 2024.

Esperamos todas e todos ano que vem em Belo Horizonte! Em caso de dúvidas, ou para mais informações, entre em contato com a secretaria do evento via e-mail ([email protected]).

Saudações sbenbianas!

Comissão organizadora do IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG)

Marcelo Diniz Monteiro de Barros (PUC Minas e UEMG)

Laís de Souza Rédua (UEMG)

Cristiane Freitas de Azevedo Barros (UEMG)

Emmanuel Duarte Almada (UEMG)

Emylia Angélica da Costa (SEE/MG e SME-Uberaba)

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG)

Fernanda Aires Guedes Ferreira (UEMG)

Fernanda de Jesus Costa (UEMG)

Gustavo Lopes Ferreira (IF Goiano)

Gláucia Soares Barbosa (UEMG)

Heslley Machado Silva (UEMG)

Maíra Batistoni e Silva (USP)

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (UERN)

Mateus José dos Santos (SEE/MG e UFV)

Yonier Alexander Orozco Marín (UFNT)

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Posicionamento da Associação Brasileira de Ensino de Biologia sobre o Projeto de Resolução que pretende definir novas Diretrizes Curriculares Nacional

Posicionamento da Associação Brasileira de Ensino de Biologia sobre o Projeto de Resolução que pretende definir novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica A Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) vem a público expressar seu posicionamento crítico e sua preocupação em relação à minuta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica apresentada pelo Conselho Nacional de Educação para consulta pública em dezembro de 2023. É preocupante a disponibilização de um documento tão importante às vésperas do recesso de final de ano e das férias da maior parte dos docentes do país, o que impacta consideravelmente o processo de escuta democrática da sociedade e dificulta a participação colaborativa de todas e todos que desejam contribuir para a melhoria da formação docente em nosso país…

Leia abaixo a integra nosso posicionamento

Diretrizes_curriculares_2023

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Nova categoria de associado e lançamento da anuidade 2024 para pagamento

Prezada associada, prezado associado,

Esperamos que você esteja bem!

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia, sempre atenta às novidades e demandas da comunidade de educadoras e educadores em Biologia, gostaria de compartilhar uma novidade importante: a partir de 2024, entrará em vigor uma categoria específica para reunir docentes da carreira EBTT (IFs e CEFETs, por exemplo) e/ou de colégios/escolas vinculadas a universidades.

Isso será feito por que se entende que as carreiras da rede pública federal e dos colégios universitários guardam diferenças muito significativas em relação às carreiras de docentes que lecionam em redes estaduais, municipais e na maioria da escolas privadas. Isso se reflete em pautas, demandas e questões específicas que a SBEnBio deseja conhecer melhor para uma atuação efetivamente direcionada, assim como nas possibilidades de contribuição para o crescimento da Associação. Tal deliberação foi feita pelo Conselho Deliberativo Nacional com base no Art. 19 e no Art. 20 do Estatuto da Associação.

Assim, convidamos todas as professoras e professores que se encaixam na nova categoria de associados a contatar a Diretoria Executiva Nacional da SBEnBio ([email protected]) para que possamos realizar a atualização da referida situação cadastral.

Vale lembrar que também é importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados. É rápido e ajuda a SBEnBio a conhecer melhor quem são suas sócias e seus sócios, algo necessário para a proposição e o desenvolvimento de nossas ações. Somente conhecendo o público associado é que conseguimos planejar e construir nossa entidade tendo a coletividade em nosso horizonte.

Para dar tempo das e dos colegas dessa nova categoria entrarem em contato, serem migrados e terem seu cadastro atualizado, o pagamento da anuidade 2024 será disponibilizado a partir de fevereiro para todas as pessoas associadas à SBEnBio.

Por fim, agradecemos a atenção e a colaboração.

Saudações sbenbianas,

Gestão 2023-2025

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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA SEGUE NA LUTA POR UM ENSINO MÉDIO DIGNO E DE QUALIDADE PARA TODAS AS PESSOAS

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) acompanha com atenção e preocupação as movimentações no Congresso Nacional para a tramitação em regime de urgência do substitutivo proposto pelo deputado federal Mendonça Filho ao Projeto de Lei 5.230/2023, feito pelo Governo Federal para atenuação de alguns dos graves problemas do Novo Ensino Médio.

A comunidade de educadoras e educadores em Biologia, assim como toda a população, precisa saber que o substitutivo de Mendonça Filho mantém o Novo Ensino Médio praticamente no mesmo formato deliberado pela Medida Provisória 746/2016, de quando o parlamentar era o ministro da Educação no governo de Michel Temer. A imposição de uma drástica reforma curricular elaborada sem amplo debate com a sociedade e sem real interlocução com docentes, estudantes e pesquisadores marcou o início de mudanças catastróficas nos currículos do Ensino Médio brasileiro.

O substitutivo deve ser votado pela Câmara dos Deputados na próxima terça-feira, 19 de dezembro. Por isso, precisamos nos mobilizar e fortalecer o engajamento contrário a ele em todos os espaços possíveis. O documento ignora toda a manifestação popular, as inúmeras pesquisas do campo educacional e as perspectivas comprometidas com uma educação pública e de qualidade para todas as pessoas. Entidades como a SBEnBio, que representam docentes, pesquisadores e estudantes, já vêm indicando isso.

Se aprovado no Congresso Nacional, o substitutivo fará com que quase 7 milhões de jovens sigam com uma formação frágil, superficial e precária, afastando-os de muitas oportunidades, inclusive do acesso a uma educação científica cidadã, sólida e socialmente referenciada. Por outro lado, professoras e professores de Biologia continuarão vivenciando os sérios problemas decorrentes da desestabilização dessa disciplina nos currículos, que tendem a se agravar, impactando negativamente a formação e o trabalho docente.

O silêncio do Ministério da Educação, que pouco tem se posicionado e muito tem se evadido de enfrentamentos e negociações nos espaços legislativos, favorecendo as manobras políticas de quem representa os interesses das fundações e do empresariado, também nos inquieta e nos leva a questionar: quem ganha e quem perde com a aprovação do substitutivo feito por Mendonça Filho?

A SBEnBio, em um esforço conjunto e vigoroso com outras Associações, está empenhada nessa luta e participa das disputas pelos currículos escolares. Contudo, conclamamos toda a comunidade de educadoras e educadores em Biologia a se posicionar contrária a esse cenário e a também cobrar dos parlamentares a não aprovação do substitutivo. O que de fato é urgente é a necessária construção de espaços democráticos de estudo e discussão para a elaboração de uma proposta de Ensino Médio que seja realmente enriquecedor, interessante e produtivo para as juventudes do país.

Quem desejar conhecer e entender melhor os debates sobre os desdobramentos que o Novo Ensino Médio vem trazendo para o ensino de Biologia, a formação de professores e o trabalho docente, pode consultar artigos recentemente publicados no “Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia” publicado na Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/issue/view/16) e assistir a mesa redonda “O Ensino de Biologia na Reforma do Ensino Médio e BNCC” promovido por nossa Associação e disponível no Youtube:

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INICIO DA GESTÃO DIRETORIAS NACIONAL E REGIONAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA
BIÊNIO 2023-2025

São Paulo, 01 de dezembro de 2023.

Prezadas associadas e prezados associados,

Inicia-se hoje um novo período de gestão da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio).

Tanto a Diretoria Executiva Nacional, quanto as Diretorias e os Conselhos Deliberativos de cada Regional, recém-eleitos para o trabalho durante o biênio 2023/2025, tomam posse e começam oficialmente seus mandatos na presente data. 

Essa mensagem, em primeiro lugar, é para expressar nossa imensa gratidão ao empenho do Prof. Leandro Duso, do Prof. Sandro Prado Santos e da Profª. Maria Margarida Gomes respectivamente à frente da presidência, da vice-presidência e da secretaria nacional da SBEnBio no último biênio. Também manifestamos nossos agradecimentos às e aos colegas de todas as Diretorias Regionais e Conselhos Deliberativos que caminharam com a Associação até esse momento e se despedem de suas gestões, com a certeza do dever cumprido. Além disso, não poderíamos deixar de agradecer a todas e todos que participaram do processo eleitoral e zelaram democraticamente por sua valorização. Compreendemos que os votos recebidos são demonstrações da confiança em nosso trabalho e seguiremos fortalecendo e ampliando nossa Associação, honrando com responsabilidade e zelo a oportunidade confiada. Contudo, queremos ressaltar que a SBEnBio é uma Associação marcada pela construção coletiva e colaborativa, que caminha por uma sólida estrada pavimentada por encontros, diálogos e lutas corajosas feitas sempre em conjunto.

Todas e todos somos a SBEnBio, o que culmina em uma diversidade potente que enriquece a Associação ao mesmo tempo em que nossas singularidades se entrelaçam e formam uma forte e coesa unidade.

Por fim, esperamos contar com você que lê essa mensagem e com sua parceria neste bonito movimento de crescimento e robustecimento da SBEnBio!Seguiremos juntas e juntos em prol do Ensino de Biologia em nosso país!

Com gratidão,

Rodrigo Borba, Ceiça Almeida, Gustavo Ferreira e Maíra BatistoniDiretoria Executiva NacionalSBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de BiologiaGestão 2023-2025

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