As discussões sobre gênero – corpo – sexualidade – diferença têm ocupado uma centralidade nas arenas sociais e escolares, deslocando múltiplos saberes como também disputas epistemológicas que afetam, condicionam ou expandem a visibilidade e os direitos das pessoas dissidentes de sistemas e normas sociais como: o patriarcado, a branquitude, a cisheterogeneridade e o masculinismo.
Considerando a história do Brasil, o predomínio da colonialidade do ser, saber, poder, os processos de racialização e inferiorização do gênero e a correlação de forças sociais na atualidade, o conhecimento científico e o conhecimento biológico são acionados ora como discursos privilegiados para a manutenção de lógicas conservadoras e totalitárias, que atacam grupos e pessoas socialmente subalternizadas, ora como possibilidades que se intercruzam aos novos entendimentos de militâncias e estudos como os feministas, lgbtqia+, negros e do sul global, reposicionando as instituições de ensino e pesquisa, a docência e as educ(ações) para a defesa da democracia, dos direitos humanos e sociais e do reconhecimento da alteridade como vicissitude humana.
Nesse campo de tensões, o Ensino de Ciências e Biologia congrega as lutas, as insurgências, as memórias e as práticas de suas/seus praticantes, especialmente as adensadas em pesquisas e intervenções pedagógicas que desestabilizam/quebram as reiterações da normalidade.
O presente Eixo Temático pretende congregar pesquisas, relatos de experiências e demais trabalhos que tematizem gênero – corpo – sexualidade – diferença no ensino de ciências e biologia.
Serão aceitas propostas que discutam:
a) corpos e dissidências corporais no Ensino de Ciências e Biologia;
b) representações ou análises de currículo, material didático, artefatos culturais ou políticas educacionais acerca de gênero – corpo – sexualidade – diferença;
c) dispositivos totalitários como “movimento escola sem partido”, o sintagma “ideologia de gênero”, “negacionismo científico” nos debates generificados;
d) decolonialidades presentes no Ensino de Ciências e Biologia atravessadas por questões de gênero – corpo – sexualidade – diferença mediadas pelos conhecimentos do sul global; e,
e) demais análises envolvendo gênero e sexualidade nas educ(ações) em Ciências e Biologia.

Mais informações: https://www.seminariointernacionalcgs.com.br