XI CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA Y LA EDUCACIÓN AMBIENTAL

XI CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA Y LA EDUCACIÓN AMBIENTAL“Aproximaciones a las problemáticas y necesidades de la región”

 27 y 28 de octubre de 2022

PRIMERA CIRCULAR

INTRODUCCIÓN.

El XI Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental, constituye un evento académico en el cual se pretende aportar en la comprensión y constitución de la enseñanza de la Biología y de la Educación Ambiental como campos de conocimiento, así como la visibilización, reflexión y problematización de la enseñanza de la Biología y de la Educación Ambiental como campos de acción.

Lo anterior implica la socialización y puesta en discusión de conferencias, ponencias, talleres, y simposios de asuntos nodales en los campos citados. En la misma perspectiva, en el congreso se propician espacios para la presentación de publicaciones y para el encuentro de semilleros de investigación, programas de formación de profesores, y programas de postgrado referentes a la enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental.

Leia +

Primera_Circular

consulte Mais informação

CHAMADA PARA O DOSSIÊ: “GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS”

A Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGEcim/UFT), convida professoras(es), pesquisadoras(es) e ativistas a participar com relatos de experiência e pesquisa no dossiê: Género y Sexualidad en la Educación Científica: Perspectivas Latinoamericanas, organizado por Yonier Alexander Orozco Marín (Brasil) e Jonathan Andrés Mosquera (Colombia), busca reunir relatos, investigaciones y otros formatos para divulgar experiencias formativas y conocimientos en torno a los desafíos y posibilidades de inclusión de las cuestiones de género y sexualidad en la enseñanza de las ciencias en los países de América Latina.Se aceptarán textos en portugués y español, siguiendo el siguiente cronograma:

Recepción de Trabajos: Agosto 30 de 2022Notificación de Evaluación: Octubre 15 de 2022Publicación del Dossier: Diciembre de 2022

Acessem o site da RIECim, para normas e formatos:

Mais informações

consulte Mais informação
Propostas para o Eixo Temático: Educ(Ações) e Re-Existências Gênero Corpo Sexualidade – Diferença: Insurgências, Memórias e Lutas no Ensino de Ciências e Biologia Pontuação 0%

Propostas para o Eixo Temático: Educ(Ações) e Re-Existências Gênero Corpo Sexualidade – Diferença: Insurgências, Memórias e Lutas no Ensino de Ciências e Biologia

As discussões sobre gênero – corpo – sexualidade – diferença têm ocupado uma centralidade nas arenas sociais e escolares, deslocando múltiplos saberes como também disputas epistemológicas que afetam, condicionam ou expandem a visibilidade e os direitos das pessoas dissidentes de sistemas e normas sociais como: o patriarcado, a branquitude, a cisheterogeneridade e o masculinismo.Considerando a história do Brasil, o predomínio da colonialidade do ser, saber, poder, os processos de racialização e inferiorização do gênero e a correlação de forças sociais na atualidade, o conhecimento científico e o conhecimento biológico são acionados ora como discursos privilegiados para a manutenção de lógicas conservadoras e totalitárias, que atacam grupos e pessoas socialmente subalternizadas, ora como possibilidades que se intercruzam aos novos entendimentos de militâncias e estudos como os feministas, lgbtqia+, negros e do sul global, reposicionando as instituições de ensino e pesquisa, a docência e as educ(ações) para a defesa da democracia, dos direitos humanos e sociais e do reconhecimento da alteridade como vicissitude humana.Nesse campo de tensões, o Ensino de Ciências e Biologia congrega as lutas, as insurgências, as memórias e as práticas de suas/seus praticantes, especialmente as adensadas em pesquisas e intervenções pedagógicas que desestabilizam/quebram as reiterações da normalidade.O presente Eixo Temático pretende congregar pesquisas, relatos de experiências e demais trabalhos que tematizem gênero – corpo – sexualidade – diferença no ensino de ciências e biologia.Serão aceitas propostas que discutam:a) corpos e dissidências corporais no Ensino de Ciências e Biologia;b) representações ou análises de currículo, material didático, artefatos culturais ou políticas educacionais acerca de gênero – corpo – sexualidade – diferença;c) dispositivos totalitários como “movimento escola sem partido”, o sintagma “ideologia de gênero”, “negacionismo científico” nos debates generificados;d) decolonialidades presentes no Ensino de Ciências e Biologia atravessadas por questões de gênero – corpo – sexualidade – diferença mediadas pelos conhecimentos do sul global; e,e) demais análises envolvendo gênero e sexualidade nas educ(ações) em Ciências e Biologia.

Mais informações: https://www.seminariointernacionalcgs.com.br

consulte Mais informação

Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

As Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Associações signatárias deste documento consideram que a possível autorização e regulamentação da educação domiciliar (homeschooling) é fator de EXTREMO RISCO e constitui mais um ataque ao direito à educação como uma das garantias fundamentais da pessoa humana. Prioridade máxima do governo Bolsonaro para a educação, tal regulamentação pode aprofundar ainda mais as imensas desigualdades sociais e educacionais, estimular à desescolarização por parte de movimentos ultraconservadores e multiplicar os casos de violência e desproteção aos quais estão submetidos milhões de crianças e adolescentes…

Leia abaixo o manifesto na integra

manifesto_17_maio_22

consulte Mais informação

REnBio – Dossiê Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Biologia – Prazo encerrado

Prezados Autores(as), Leitores(as), corpo editorial e professores(as),

É com grande satisfação que comunicamos a todos(as) o grande sucesso no recebimento de artigos para o nosso novo “Dossiê – Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Biologia”. Recebemos mais de 20 trabalhos com ótima qualidade que enriquecem o debate sobre um tema tão importante para nossa sociedade atual.Seguindo nossa programação, o Dossiê será lançado em julho de 2022.

Aproveitamos para informar que o prazo para recebimento de novos artigos está encerrado.

Acompanhe nossa publicação acessando nosso website https://renbio.org.br

Obrigado a todos(as),

Marco Antonio Leandro BarzanoDouglas VerrangiaKelly Fernandes

consulte Mais informação

IX ENEBio

FILIAÇÃO

Revista da SBEnBio

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

TV SBEnBio

Carregando...

ARQUIVOS

newsletter

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional