Indicações sobre Literatura Infantil e Infanto-juvenil em tempos de pandemia

Trazemos algumas sugestões de obras destinadas ao público infantil e infanto-juvenil que abordam o tema da Covid-19:

Carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19: Como falar com as crianças sobre a Covid-19? Motivados por essa questão, os participantes do Fórum Mineiro de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da UFMG, criaram uma cartilha que propõe uma abordagem sensível sobre a pandemia. A “Carta às meninas e aos meninos em tempo de COVID-19” conta com a participação de 11 ilustradores e pode ser acessada através do (acesse). É possível também ouvir a cartilha! A versão com audiodescrição está disponível em: (acesse)

Coronavírus- série pequenos cientistas: O livro “Coronavírus” foi  produzido pelo MT Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Campus de Sinop. A publicação, que foi realizada a partir da parceria do projeto, da Fundação Uniselva, da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), e da EdUFMT, teve tiragem de cinco mil exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas públicas do estado. O livro está disponível para leitura, em português, inglês, espanhol e macuxi no site: (acesse)

●     #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social: O e-book #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social”, foi criado por profissionais, docentes do ensino fundamental inicial do Colégio de Aplicação/ CAP da UFRJ, sensibilizados com o fechamento das escolas, causado pela pandemia da Covid-19. Apresenta materiais para que nossos pequenos continuem aprendendo de maneira divertida na segurança de suas casas. Está disponível para download, gratuitamente, na página da Ayvu Editora: (acesse)​

Livreto Passatempos – Mulheres nas Ciências: Coronavírus: Motivadas pelo trabalho realizado por mulheres cientistas no enfrentamento da pandemia da Covid-19, o projeto de extensão  “Meninas e Mulheres nas Ciências” da Universidade Federal do Paraná, produziu um material com Caça-Palavras, Desenhos para Colorir e Palavras-Cruzadas que versam sobre o Coronavírus e há destaques para o protagonismo das mulheres. Para as idealizadoras do projeto (docentes dos departamentos de Química e Física, Alessandra Souza Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice D. B. Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana R. G. Simões), o objetivo com o livro é contribuir com a Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas por meio de Atividades Lúdicas, e com uma linguagem acessível para diferentes públicos. O Livro, na sua versão online está disponível em: (acesse)

consulte Mais informação

NA REDE – Mantenha-se informado – Regional 3

Nestes tempos de trabalho remoto e distanciamento físico, as lives e cursos online se tornaram parte da rotina e também uma forma de atualização profissional. Trazemos aqui algumas sugestões de vídeos disponíveis no Youtube a partir de eventos, rodas de conversa e encontros virtuais realizados no âmbito da nossa regional:

Canal do Grupo Ideia: Educação em Ciências/UFSM: O grupo da Universidade Federal de Santa Maria tem realizado uma série de lives sobre temas diversos da área de Educação em Ciências, entre elas: TICs, Educação Científica fora da escola, gamificação, concepções alternativas, entre outros. Todas encontram-se disponíveis em seu canal do Youtube: (LINK)

Canal do Grupo Semeia/UFRGS: O grupo Semeia: Seminários de Estudo/investigação/ação no ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizou durante o mês de agosto e início de setembro uma série de lives relacionadas ao tema “Conhecimentos tradicionais na Universidade: reflexões possíveis na formação de professores de ciências”. Entre os temas abordados, estão o diálogo de saberes, questões étnico-raciais, saberes indígenas e educação do campo. Para assistir aos encontros, basta acessar o canal do grupo no Youtube: (LINK)

Biologando UFFS: Promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, o Projeto “Biologando em Tempos de Pandemia: Circuito de debates com Ciência”, tem como objetivo socializar e discutir temas contemporâneos e sociais relacionados à ciência da educação, da biologia e/ou ensino de ciências e biologia, emergentes ao contexto da pandemia da Covid-19. Os encontros já realizados podem ser acessados no canal do YouTube “Biologando UFFS” e, periodicamente outros são realizados e transmitidos pelo mesmo canal: (LINK)

Canal do grupo CIENCIAR UEM: O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais – CIENCIAR, da Universidade Estadual de Maringá, vem disponibilizando vídeos de lives realizadas sobre diferentes temas, como implicações do plágio na vida acadêmica, a teoria das representações sociais na educação, entre outros, bem como pequenos vídeos sobre as pesquisas recentes publicadas pelo grupo. Um vídeo que vem trazendo muitos interessados é sobre a Análise de Conteúdo, no qual a autora faz uma breve apresentação de como se realizar. Canal: (LINK)

Projeto Ciência na Escola – Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por Investigação

Tratar da formação inicial e continuada de professores de Ciências é um modo de enfrentarmos a problemática da qualidade do ensino nesta área, avançando desde a formação rumo às práticas de ensino, processos de inovação e currículos. A sistematização é compreendida aqui como um princípio de investigação na escola e do desenvolvimento do Ensino de Ciências por Investigação, para que alunos e professores em formação possam participar ativamente de diálogos em, com e nas investigações e pesquisas e permitir a todos sentirem-se autores de práticas, de currículos e das Ciências. OBJETIVO:  Constituir um espaço-tempo de formação de professores em Ciências como fórum permanente, ampliando a atuação no contexto regional  e brasileiro e que possa progredir e permanecer a longo prazo, bem como fortalecer os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. METODOLOGIA: A metodologia empregada prioriza encontros e reflexões coletivas sobre o Ensino de Ciências na Escola, a partir de temáticas como: Currículos, Ensino Por investigação, Educar pela pesquisa, Experimentação, TICs, traz presente a possibilidade de formação crítica, avançando em termos de inovação das práticas de ensino e produção de currículos de Ciências. ON-LINE: Durante a pandemia estamos desenvolvendo ações em trabalho remoto síncrono e assíncrono, com lives.

Facegrupo aberto: (ACESSE)

Fanpage com lives: (ACESSE)

consulte Mais informação

CURSOS E EVENTOS – Divulgação Regional 3

Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (SECEC 2020):

evento será realizado de forma online nos dias 20 e 21 de novembro. O Simpósio Catarinense em Educação em Ciências é um evento voltado principalmente aos professores de Ciências da Educação Básica que versará sobre o tema “A leitura e a escrita na formação do professor pesquisador”, considerando a relevância da Linguagem, das representações, dos gêneros discursivos e das práticas de leitura e escrita como parte do ensino de Ciências. O evento também inclui desdobramentos da leitura e escrita na formação de professores, nas metodologias de ensino, nas propostas curriculares, nas práticas experimentais, no desenvolvimento cultural, no ensino, na extensão e na pesquisa. Maiores informações no site do evento: (LINK)

XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências (SIEPEC):

Os eventos ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, marcando os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Jubileu de Prata), com homenagem ao professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE – UNIJUÍ. Apresentam como temática central a “Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo”, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço problematizador de questões sociocientíficas, informações, discursos e sua relação com a educação e o conhecimento de professor, no mundo contemporâneo. Assim, objetiva-se proporcionar um debate sobre o papel da Educação e da Ciência em relação aos problemas contemporâneos, buscando apresentar pesquisas sobre ensino e extensão, que contribuam na formação integral e cidadã dos sujeitos. Maiores informações e inscrições no site do evento: (LINK)

III SiPEC – Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência:

O Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência, desenvolvido como parte das atividades de extensão do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, da Universidade Estadual de Maringá/Paraná, será desenvolvido entre os dias 24 a 26 de março de 2021, de forma remota, contando com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Mais informações: (LINK)

XIII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências:

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) e sua XIII edição será realizada de 26 a 30 de setembro de 2021, em Caldas Novas, Goiás. A diretoria da Abrapec, ciente das dificuldades imposta pela pandemia do COVID-19 no Brasil e no Mundo, solidariza-se com todos os sócios e pesquisadores da área de Educação em Ciências e entende o esforço de todos em contribuírem de diversas formas para minimizar os danos nesse momento que vivemos, decidindo dilatar os prazos além das prorrogações de praxe e mediatamente. Diante disso, a Diretoria da ABRAPEC e a comissão do XIII ENPEC apresenta as novas datas de submissão de trabalhos, até 4 de outubro de 2020. Maiores informações no site do evento: (LINK)

I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências

O I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências tem como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contará com escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos (em ambiente remoto, via plataforma cisco webex meetings da UFFS).  O público-alvo são mestrandos e docentes de programas de Pós-Graduação, estudantes da graduação da UFFS de diferentes instituições sul-americanas de ensino superior que desenvolvem pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins. Maiores informações, no site do evento: (LINK)

consulte Mais informação

Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) divulga resultado da escolha da nova identidade visual

Cumprindo o cronograma disposto no Edital 01/2020 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) Concurso para criação de Identidade Visual da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) divulga o resultado da votação ocorrida entre a 5 propostas classificadas.

Queremos parabenizar o colega Anderson Rodrigues de Oliveira por ter sua proposta escolhida.

Resultado_Nova_Identidade_Visual_Sbenbio

consulte Mais informação

Chamada de publicação: REnBio lança chamada de textos para dossiê sobre Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia

A REnBio lança chamada de textos para o dossiê intitulado “Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia: entre práticas, políticas e resistências”. O objetivo é reunir artigos inéditos oriundos de pesquisas ou relatos de experiências de autoras brasileiras e estrangeiras que dialoguem e multipliquem as possibilidades de se pensar o Ensino de Ciências e Biologia com gênero e/ou sexualidade. Assim, espera-se que esta chamada se constitua como um território de diálogo e reexistências éticas e políticas ao contexto atual. Todas as propostas devem ser enviadas através do site da revista (http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/chamada) até o dia 01 de Março de 2021. No site também constam informações sobre a linha editorial da revista e as demais diretrizes para as pessoas autoras.

Leia +

Chamada_Dossie_REnBio

consulte Mais informação

IX ENEBio

FILIAÇÃO

Revista da SBEnBio

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

TV SBEnBio

Carregando...

ARQUIVOS

newsletter

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional