Posicionamento das entidades nacionais sobre o Parecer e a Minuta de Resolução do CNE que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais

Posicionamento das entidades nacionais sobre o Parecer e a Minuta de Resolução do CNE que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).As políticas de ajuste adotadas pelo Estado Brasileiro, sobretudo após o golpe de 2016, minimizam o papel do Estado no tocante às políticas sociais e sinalizam para movimentos, orgânicos ou não, que naturalizam a interpenetração entre esfera pública e esfera privada, em detrimento da primeira, particularmente em um cenário de privatização e de financeirização em todas as áreas. O Governo Federal e o MEC, nos últimos anos, ratificam, neste contexto, políticas de desmonte do setor educacional, desconsiderando o PNE e impondo cortes orçamentários entre outras medidas restritivas. Este processo afeta o conjunto das políticas sociais e, na educação, tem se efetivado pela contraposição às conquistas históricas previstas na Constituição Federal, na LDB, no PNE 2014/2024, e em vários outros marcos regulatórios, inclusive aqueles emanados pelo próprio CNE.

posicionamento_entidades_CNE_28_maio_2020

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SBEnBio apoia o posicionamento da REPU e do GERUD, em relação as ensino não presencial

#SemAulaSemNota

Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

Grupo Escola Pública e Democrática (GEPUD)

As aulas presenciais foram suspensas nas escolas brasileiras devido à pandemia da Covid-19 e, desde então, os sistemas educacionais federal, estaduais e municipais têm agido de maneira diversa. As enormes desigualdades que afetam os sistemas de ensino estão agora mais evidentes, e já não podem ser meramente justificadas pelo desempenho de estudantes ou de profissionais da educação nas unidades escolares. Os efeitos das condições socioeconômicas nas desigualdades educacionais não podem mais ser negados.

No estado de São Paulo, após o recesso escolar e a antecipação das férias, o ano letivo foi oficialmente retomado em 27 de abril. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) construiu uma proposta de atividades não presenciais para orientar as unidades escolares: um conjunto de ações que buscam reproduzir em casa, de forma pouco articulada, as condições de ensino e aprendizagem das escolas.

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Nota_REPU_GERUD

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SBPC se manifesta pelo adiamento do Enem 2020

A SBPC divulga documento elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Educação Básica, enviada ao Ministério da Educação e ao Senado.

“A realização do Enem nas datas inicialmente previstas e nas condições atuais em que nos encontramos, contradiz as políticas estabelecidas nos últimos anos pelo Estado Brasileiro para favorecer o acesso de alunos e alunas da escola pública e das populações historicamente alijadas do Ensino Superior Público, como as populações negra e indígena”, afirma a entidade na nota

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publica manifesto em favor do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Segundo o documento, a realização do Enem nas datas inicialmente previstas e nas condições atuais em que nos encontramos, contradiz as políticas estabelecidas nos últimos anos pelo Estado Brasileiro para favorecer o acesso de alunos e alunas da escola pública e das populações historicamente alijadas do Ensino Superior Público, como as populações negra e indígena…

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DIA INTERNACIONAL DE COMBATE E LUTA CONTRA

A SBenBio reforça a importância de se abrir espaços para uma formação e educação em Biologia que possibilitem inverções outroas e recusas aos padrões normativos das vivências das masculinidades, feminilidades, das práticas e desejos sexuais, para além das violências, fobias e de uma moral biológica, familiar e relogiosa.Seguiremos lutando e re-existindo aos controles, ataques e perseguições das discussões de gênero e sexualidade aos currículos escolares e na formação de professores/as, potencializando uma política de r-existência, afirmação, produção e de não violação de vidas, corpos, gêneros e sexualidades.

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LANÇAMENTO DE LIVRO

VIDAS QUE ENSINAM O ENSINO DA VIDA

Organizadores: Marcia Serra Ferreira / Silvia Nogueira Chaves / Antonio C. R. de Amorim / Maria L. A. Gastal / Sandra N. D. Bastos

Reunindo 18 textos, frutos de estudos desenvolvidos por professores-pesquisadores de universidades situadas em diferentes regiões do Brasil, o livro Vidas que ensinam o ensino da vida, inaugura a Coleção Ensino de Biologia ao mesmo tempo em que celebra a maioridade da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio e a realização do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO na Amazônia, última região do território nacional que faltava receber o evento, atingido o propósito, desde a criação da Associação, de ser uma entidade que, de fato, tivesse participação e representatividade nacionais. Os textos que compõem essa coletânea foram selecionados das atividades desenvolvidas durante o VII ENEBIO, particularmente das mesas redondas e dos cafés-debates, que congregam o que há de mais contemporâneo em termos de temáticas e pesquisas no âmbito do Ensino de Biologia. “Como lidar com a multiplicidade de corpos que circulam e pulsam na escola? Como afirmar a vida ensinando que ela se mantém a partir de “trocas com as vizinhanças” e que os corpos se incumbem de diferir entrelaçando, misturando e recombinando seus pedaços? Como ensinar a ciência da vida sem hierarquizar o vivo em uma taxonomia que baliza a existência de melhores ou piores, uns dignos de serem preservados e outros exterminados? Como ser fiel aos fenômenos vitais e abrir mão das certezas científicas, tornando o ensino de Biologia uma obra aberta, móvel, maleável, contagiada pela ideia de variação, deixando retinir nele sonoridades, cores e odores da vida, sempre em movimento? Essas questões, que serviram de combustível para alimentar os debates realizados no VII ENEBIO, povoam e nutrem os escritos reunidos nas quatro seções que compõem este livro. Os textos, partindo de múltiplas perspectivas teóricas, convidam a recriar o ensino de biologia potencializando experimentações, experimentando deslocamentos, criações, mutações, mas sobretudo, bafejando esperanças que movimentam a vida e incitam recomeços.

Silvia Nogueira Chaves e Sandra Nazaré Dias Bastos – Coordenadoras da Coleção

Disponível em: Livraria da Fisica

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IX ENEBio

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