A Diretoria da Regional 5 da SBEnBio, ante o cenário de contrarreformas em políticas educacionais e o contexto de isolamento social, que impediu a realização de eventos e espaços de discussões presenciais, propõe a realização de rodas de conversas sobre temáticas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia.

Esta ação, configurada como uma roda de conversa em meio online, visa o desenvolvimento de diálogo, problematização e compreensão dos contextos atuais no percurso de docência e prática pedagógica. O ciclo de debates se destina a estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Docentes da Educação Básica e Ensino Superior que atuam na área das Ciências da Natureza/Biologia e na formação de Ciências e Ciências Biológicas dos estados da região Nordeste.

A intenção do movimento é criar ambiências de formação e redes de colaboração autônomas, que se retroalimentam pelas reflexões e debates de seus participantes. 

Objetiva-se problematizar sobre os impactos das novas normativas para a atuação e formação docente em tempos de pandemia – BNCC e Novo EM, as possibilidades de superação das dificuldades impostas pela pandemia e como Pibid, Residência Pedagógica e Prática como Componente Curricular se inserem nesse novo contexto. 

O intuito precípuo é incentivar a construção de grupos colaborativos para trocas de experiências acerca das temáticas abordadas, com relatoria envolvendo a síntese das discussões e reflexões durante a roda de conversa para serem apresentados no ENEBIO de 2021.

Não há cobrança de taxas e o período de inscrições será de 05 a 18 de outubro de 2020, via sistema de eventos da UECE (site em construção – disponível a partir de 05/10/2020 – http://www.uece.br/eventos/). Estão previstas 12h de atividades síncronas e 8h de outros momentos, cujo debate em conjunto suscitará reflexões, realizados individualmente de modo remoto e assíncrono.