Evento Regional 5: Diálogos colaborativos no ensino de Ciências e Biologia: discussões sobre a formação e a prática em novos contextos de atuação docente

A Diretoria da Regional 5 da SBEnBio, ante o cenário de contrarreformas em políticas educacionais e o contexto de isolamento social, que impediu a realização de eventos e espaços de discussões presenciais, propõe a realização de rodas de conversas sobre temáticas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia.

Esta ação, configurada como uma roda de conversa em meio online, visa o desenvolvimento de diálogo, problematização e compreensão dos contextos atuais no percurso de docência e prática pedagógica. O ciclo de debates se destina a estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Docentes da Educação Básica e Ensino Superior que atuam na área das Ciências da Natureza/Biologia e na formação de Ciências e Ciências Biológicas dos estados da região Nordeste.

A intenção do movimento é criar ambiências de formação e redes de colaboração autônomas, que se retroalimentam pelas reflexões e debates de seus participantes. 

Objetiva-se problematizar sobre os impactos das novas normativas para a atuação e formação docente em tempos de pandemia – BNCC e Novo EM, as possibilidades de superação das dificuldades impostas pela pandemia e como Pibid, Residência Pedagógica e Prática como Componente Curricular se inserem nesse novo contexto. 

O intuito precípuo é incentivar a construção de grupos colaborativos para trocas de experiências acerca das temáticas abordadas, com relatoria envolvendo a síntese das discussões e reflexões durante a roda de conversa para serem apresentados no ENEBIO de 2021.

Não há cobrança de taxas e o período de inscrições será de 05 a 18 de outubro de 2020, via sistema de eventos da UECE (site em construção – disponível a partir de 05/10/2020 – http://www.uece.br/eventos/). Estão previstas 12h de atividades síncronas e 8h de outros momentos, cujo debate em conjunto suscitará reflexões, realizados individualmente de modo remoto e assíncrono.

consulte Mais informação

Evento on-line “Re-existências educativas como-um lugar na formação de professores/as de Ciências e Biologia”

É com muita alegria e entusiasmo que anunciamos o evento formativo on-line, gratuito, o “Re-existências educativas como-um lugar na formação de professores/as de Ciências e Biologia”, que se realizará entre 19 de outubro a 30 de novembro de 2020 (segundas-feiras), pelo canal do YouTube “COMO-UM LUGAR”. Serão 6 lives, com duração de 2 horas (de 19h às 21h), cuja participação dará direito a certificação de 12 horas.

            O evento é uma organização conjunta entre o Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, IF Goiano – Campus Ceres; CRBio-04, SBEnBio e SBEnBio-Reg. 4 (MG/GO/TO/DF).

            A proposta do evento é provocarmos reflexões teóricas e práticas sobre experiências docentes advindas de atuais ações e programas de ensino, pesquisa e de extensão da área da Educação em Ciências e Biologia da Educação Básica e Ensino Superior, bem como de Associações Científicas. Buscamos somar esforços para fortalecer o diálogo com a formação de professores/as, principalmente nesse momento delicado de pandemia.

As lives terão sempre a presença de dois debatedores/as e um mediador/a. Temos apostado nas diferentes re-existências educativas como-um lugar na formação docente. Segue a programação

– 1º Live (19/10): Re-existências com o Ensino de Biologia no contexto da pandemia;

– 2º Live (26/10):  Estágios supervisionados nas Ciências Biológicas: re-existências e possibilidades;

– 3º Live (09/11): Fazer ciência e ensinar ciências: re-existências na formação de professores/as;

– 4º Live (16/11): PIBID: política de formação sob ataque;

– 5º Live (23/11): Os IF’s: nós de re-existências na rede de formação de professores/as de Ciências e Biologia;

– 6º Live (30/11): SBEnBio e CRBio-04: associações e re-existências na formação de professores/as de Ciências e Biologia.

Inscreva-se no evento: acesse aqui

Para acessar as lives, inscreva-se no canal: acesse aqui

Para mais informações sobre o evento: acesse aqui

Regional_4_evento

ACESSE O EVENTO

consulte Mais informação

DIVULGAÇÃO PROJETOS E EVENTOS REGIONAL 4

1) Agradecimento aos/as participantes e parceiros/as do curso de Extensão “Escolas e Territorialidades em contextos de incertezas: construindo BIONAS”

O curso de extensão “ESCOLAS E TERRITORIALIDADES EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: CONSTRUINDO BIONAS” foi uma iniciativa da SBEnBio-Regional 4 (MG/GO/TO/DF), juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e o coletivo “Caravana da Diversidade”. Coordenado pelos professores Danilo Seithi Kato e Laís de Souza Rédua o objetivo foi propor um curso on-line visando reflexões entre professores para pensar o contexto escolar e o fortalecimento de uma rede de trabalho positiva, envolvendo metodologias, recursos e temas a partir da conjuntura atual de crises no âmbito da saúde pública, dos conflitos socioambientais e da recessão econômica. Iniciamos com uma fase diagnóstica a partir das repostas do questionário on-line “Desafios do ensino de Ciências e Biologia na Pandemia – SBEnBio-Regional 4” respondido por mais de 300 professores da educação básica e do ensino superior atuantes nos Estados alcançados pela Regional 4 da SBENBio (MG/GO/TO/DF). Os resultados foram além do esperado. A proposta contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG e uma marca de 674 inscritos regulares no curso, alcançando até 2.900 visualizações por encontro, que ocorreram via plataforma “Stream Yard” no “YouTube”. O formato dos diálogos também foi um diferencial, pois, o enfoque nos processos autorais de leitura e escrita no formato das narrativas digitais, bem como o vínculo com os territórios, fizeram toda a diferença. Convidades e cursistas intercambiaram experiências para as construções de suas Bionarrativas Sociais (BIONAS) que ficarão disponíveis como recursos educacionais abertos em uma plataforma de experiência digital livre e gratuita. Foram criadas 8 salas virtuais com até 60 professores em cada uma delas que foram mediadas, de forma assíncrona, para a produção escrita. O penúltimo encontro foi o ponto alto do curso, uma vez que 5 professores cursistas foram convidades para falar sobre a experiência vivenciada e apresentar suas BIONAS. O último encontro foi uma aula extra do curso e teve o lançamento oficial do documentário sobre a Caravana da Diversidade “Caravana.doc”. Agradecemos à SBEnBio pelo apoio, ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto de pesquisa Observatório da Educação para a Biodiversidade e a empresa REALIZE por todo o apoio técnico e divulgação para que o curso obtivesse tamanho sucesso.

                            Professores Laís de Souza Rédua e Danilo Seithi Kato

CARAVANA

Danilo Seithi Kato

Oxê, cabrunco não conhece a caravana?
Uai sô, é bão conhecê pra não ticar o bodó
Égua, a gente se alevanta pruma caminhada
Com normas mal diagramadas, no ritmo carimbó

Não entramos em guerra com carapanã
Negociamos diplomaticamente em estilo mawé
É Diana quem nos ensina, de sua vida ribeirinha
Que em um ano pra fazer farinha, o intercultural como é

Encontramos no tacacá o sabor da experiência
Beiju, Tapioca e maniçoba o sinal de nossa existência
Itinerários que não faltaram fogão à lenha e cuscuz
Chimarrão e sentimento bão que pra amizade nos conduz

Em terra de zebu quem tem um fóssil é rei!
Entre azulejos portugueses o reggae maranhense encontrei
Aprendi que a juçara ensina e transculturaliza o açaí
No ritmo das quebradeiras de cocô entoando um boi diferente daqui

Em ladeiras inconfidentes mesmo descendo ascendi
E nos morros pretos a perspectiva branca do centro percebi
Com pastel de angu e a Candinha outras narrativas vivi
E sob olhar do tuco tuco e rio Guaíba a cidade de POA senti.

Não é mais uma ação pós iluminista,
mas uma forma de escurecimento à vista
Ouvindo com os pés a voz da serra da barriga
Voo com minha cabeça de carcará no espaço infinito
do espinho catingueiro que me faz sertanejo
É uma caravana de bambas, de prosas e poesias em chamas
Em que convocamos o ancestral em novas tramas
Para descolonizar a primeira missa de descobertas civilizatórias
Que supera a visão de ciclope a partir de múltiplas histórias

Assim me conheço e desconfio do modelo do meu terno
Já não ando mais atrás do segredo do moderno
“Sentipenso” o meu andar com os meus em cheiros e sensações
Que nunca param o meu caminhar, deixem-me ir…
Em Caravana quero partir!

2) Documentário sobre projeto Observatório da Educação para Biodiversidade e “Caravana da Diversidade”

Título: ‘Caravana.doc’

No último encontro do curso “ESCOLAS E TERRITORIALIDADES EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: CONSTRUINDO BIONAS” objetivamos fomentar a continuidade dos processos formativos a partir das redes de trabalhos, dos coletivos que se debrucem sobre as reflexões sobre si, seus territórios e memórias bioculturais, e sobre as relações entre leitura (de mundo) e escrita na formação docente. Apresentamos uma produção de vídeo documentário que conta as experiências do grupo de professorxs pesquisadorxs, de distintas regiões do Brasil, durante os eventos itinerantes chamados “Caravana da Diversidade”. O vídeo documentário foi apresentado e posteriormente houve reflexões do processo de produção do material, bem como as vivências dos processos formativos a partir de diferentes territórios, identidades e coletividades materializadas a partir do projeto de pesquisa “Observatório da Educação para a Biodiversidade” financiando pelo CNPq.

Idealização e produção: Danilo Seithi Kato

Roteiro e Edição: Victor Rossini

Tempo: 41’25

Ano: 2020

O vídeo está disponível no canal do Grupo GEPIC no YouTube: acesse aqui

consulte Mais informação

Divulgando experiências formativas: Projeto Ciência na Escola – Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por Investigação

O projeto “Ciência na Escola- Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por Investigação” vem sendo desenvolvido no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo-RS. Têm-se destacado nas discussões sobre formação de professores e professoras de ciências, em especial nestes tempos de distanciamento físico, com a organização de um grupo no Facebook, definido como uma  “comunidade autorreflexiva em que todos podem aprender e ensinar”. Neste espaço, que atualmente conta com 1,6 mil membros, também é possível postar, comentar, responder e dialogar. O grupo é coordenado pelo professor da UFFS, Dr. Roque Gullich, contando com as bolsistas Eduarda Lopes, Daiane Kist, mediação de Kélli Melo e Daniele Bremm. O projeto conta com o apoio dos Professores e alunos do PPGEC, PETCIÊNCIAS e também do GEPECIEM da UFFS.

Saiba mais sobre o projeto:

Tratar da formação inicial e continuada de professores de Ciências é um modo de enfrentarmos a problemática da qualidade do ensino nesta área, avançando desde a formação rumo às práticas de ensino, processos de inovação e currículos. A sistematização é compreendida aqui como um princípio de investigação na escola e do desenvolvimento do Ensino de Ciências por Investigação, para que alunos e professores em formação possam participar ativamente de diálogos em, com e nas investigações e pesquisas e permitir a todos sentirem-se autores de práticas, de currículos e das Ciências.

OBJETIVO: Constituir um espaço-tempo de formação de professores em Ciências como fórum permanente, ampliando a atuação no contexto regional e brasileiro e que possa progredir e permanecer a longo prazo, bem como fortalecer os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências.

METODOLOGIA: A metodologia empregada prioriza encontros e reflexões coletivas sobre o Ensino de Ciências na Escola, a partir de temáticas como: Currículos, Ensino Por investigação, Educar pela pesquisa, Experimentação, TICs, traz presente a possibilidade de formação crítica, avançando em termos de inovação das práticas de ensino e produção de currículos de Ciências. ON-LINE: Durante a pandemia estamos desenvolvendo ações em trabalho remoto síncrono e assíncrono, com lives.

Face grupo aberto: acesse aqui

Fanpage com lives: acesse aqui

consulte Mais informação

Regional 2 promove o Sbenbio Encontros

Dando prosseguimento às ações da Regional 2 RJ/ES de construção de espaços para partilhas de sensibilidades e aprendizagens colaborativas pautadas no intercâmbio de experiências e conhecimentos entre professores atuantes em diferentes cenários, duas transmissões ao vivo foram realizada em nosso canal oficial no Youtube no mês de agosto (sbenbio2encontros).

A primeira delas, intitulada “Conteúdos cordiais: ensino de Biologia e educação em direitos humanos”, foi construída a partir de demandas que vêm sendo trazidas por nossa comunidade de associados e associadas. Desse debate plural, participaram os professores Alessandro Tomaz (UFT e SBEnBio – Regional 4), Claudia Sepúlveda (UEFS) e Pedro Teixeira (PUC-RIO e SBEnBio – Regional 2). A mediação foi realizada pela professora Jacqueline Girão (UFRJ e conselheira da Regional 2).

O segundo momento de discussão foi resultado de uma parceria da Regional 2 com o projeto “Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia” do Colégio de Aplicação da UFRJ. A roda de conversa nomeada “Compartilhando experiências na educação em ciências e biologia: do ensino remoto ao (novo) presencial?” contou com os professores Franco Biondo (SME – Maricá), Gabriella Mendes (rede particular de ensino de Rio de Janeiro) e Natália Rios (CAp/UFRJ). Após a transmissão ao vivo da discussão, os debatedores e o público participante puderam interagir diretamente em uma sala de conversa virtual.

Em ambas oportunidades, diálogos e trocas puderam ser operadas com colegas professores e professoras de Ciências e Biologia de diversas partes do Brasil.Para conferir essas e outras transmissões realizadas, acesse e inscreva-se no canal em: acesse aqui.

consulte Mais informação

IX ENEBio

FILIAÇÃO

Revista da SBEnBio

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

TV SBEnBio

Carregando...

ARQUIVOS

newsletter

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional